domingo, 4 de outubro de 2009

LUZ - COR 1

A cor é um fenómeno físico. Parece difícil de acreditar mas a cor não existe em si de forma independente da luz. Ela é gerada pela luz.
Em 1666, Isaac Newton explicou que a luz do Sol embora pareça transparente ou branca, quando atravessa um prisma de vidro se decompõe em sete cores: as cores do espectro solar (vermelho,laranja, amarelo,verde, azul, anil e violeta).

Síntese aditiva Cor-Luz
Em 1860, outro cientista, chamado Charles August Young, aprofundou as experiências de Newton e projectou luz de lanternas com as várias cores do espectro, obtendo assim a cor branca.
Mais tarde descobriu que bastava projectar apenas três dessas cores para que o resultado fosse o mesmo. Usou então três focos de luz de cor vermelha, verde e azul e obteve o branco. Descobriu também que misturando estas cores duas a duas se obtinham outras.


Síntese subtractiva Cor-pigmento
Quando utilizas cores recorres quase sempre a pigmentos, ou seja, a tintas. O processo de mistura dessas tintas baseia-se no fenómeno que acabámos de te descrever. Assim, quantas mais cores misturares menos luz se vai reflectindo, até que, chegado ao preto, toda a luz é absorvida.
Este processo, chamado mistura subtractiva ou síntese subtractiva. é o contrário da mistura aditiva.
CORES PRIMÁRIAS E CORES SECUNDÁRIAS

As cores primárias da síntese subtractiva são o azul ciano, o magenta e o amarelo. São cores que não se podem obter por mistura.
A mistura em partes iguais dessas cores duas a duas dá origem às cores secundárias, que são o violeta, o laranja e o verde.
Todas as cores misturadas dão o preto.
A mistura de uma cor primária com a cor secundária mais próxima produz uma cor terciária ou intermédias







Nenhum comentário:

Postar um comentário