A natureza da disciplina e dos caminhos pelos quais se fazem as aprendizagens que ela propõe, conduziram a uma organização não sequencial dos Conteúdos e das Áreas de Exploração ou dos assuntos tratados nas unidades de trabalho. Desenvolvem-se conhecimentos que, tal como as capacidades, se vão alargando e aprofundando pela sua própria aplicação. Procura-se então articular diversas aprendizagens num saber concebido como um todo, em que o raciocinar sobre os fenómenos observados ou as operações executadas é indissociável dessa observação e dessa acção.
| COMUNICAÇÃO | § Problemática do sentido |
| § Codificações | |
| § Imagem na Comunicação |
| ESPAÇO | § Organização do espaço |
| § Relatividade da posição dos objectos no espaço |
| ESTRUTURA | § Estrutura das formas |
| § Estrutura dos materiais |
| FORMA | § Elementos da forma |
| § Relação entre as formas e os factores condicionantes | |
| § Valor estético da forma |
| GEOMETRIA | § Formas e estruturas geométricas no envolvimento |
| § Formas e relações geométricas puras | |
| § Operações constantes na resolução de diferentes problemas: - traçado de paralelas e perpendiculares - construção de rectângulos - divisão de segmento de recta em partes iguais - divisão da circunferência em 2,3, 4 e 6 partes iguais |
| LUZ/COR | § Natureza da cor |
| § A cor no envolvimento | |
| § Simbologia da cor |
| MATERIAL | § Origem e propriedades |
| § Impacte ambiental |
| MEDIDA | § Métodos de medição |
| § Unidades de medida | |
| § Instrumentos de medição |
| MATERIAL | § Origem e propriedades |
| § Impacte ambiental |
| TRABALHO | § Relação técnicas/materiais |
| § Higiene e segurança |
Nenhum comentário:
Postar um comentário