A natureza da disciplina e dos caminhos pelos quais se fazem as aprendizagens que ela propõe, conduziram a uma organização não sequencial dos Conteúdos e das Áreas de Exploração ou dos assuntos tratados nas unidades de trabalho. Desenvolvem-se conhecimentos que, tal como as capacidades, se vão alargando e aprofundando pela sua própria aplicação. Procura-se então articular diversas aprendizagens num saber concebido como um todo, em que o raciocinar sobre os fenómenos observados ou as operações executadas é indissociável dessa observação e dessa acção.
COMUNICAÇÃO | § Problemática do sentido |
§ Codificações | |
§ Imagem na Comunicação |
ESPAÇO | § Organização do espaço |
§ Relatividade da posição dos objectos no espaço |
ESTRUTURA | § Estrutura das formas |
§ Estrutura dos materiais |
FORMA | § Elementos da forma |
§ Relação entre as formas e os factores condicionantes | |
§ Valor estético da forma |
GEOMETRIA | § Formas e estruturas geométricas no envolvimento |
§ Formas e relações geométricas puras | |
§ Operações constantes na resolução de diferentes problemas: - traçado de paralelas e perpendiculares - construção de rectângulos - divisão de segmento de recta em partes iguais - divisão da circunferência em 2,3, 4 e 6 partes iguais |
LUZ/COR | § Natureza da cor |
§ A cor no envolvimento | |
§ Simbologia da cor |
MATERIAL | § Origem e propriedades |
§ Impacte ambiental |
MEDIDA | § Métodos de medição |
§ Unidades de medida | |
§ Instrumentos de medição |
MATERIAL | § Origem e propriedades |
§ Impacte ambiental |
TRABALHO | § Relação técnicas/materiais |
§ Higiene e segurança |
Nenhum comentário:
Postar um comentário