quinta-feira, 26 de maio de 2011

MÓDULO-PADRÃO



A NATUREZA CRIA MÓDULOS E PADRÕES.
OS MÓDULOS E OS PADRÕES NATURAIS SERVEM AO HOMEM COMO MODELO.
     POR EXEMPLO OS ALVÉOLOS DAS ABELHAS SÃO MÓDULOS HEXAGONAIS.
     O FAVO, QUE É CONSTITUÍDO POR UM CONJUNTO DE ALVÉOLOS, É UM PADRÃO.



MÓDULO - é um elemento que, repetido de acordo com uma determinada organização, forma um PADRÃO. Construir módulos ajuda a racionalizar e simplificar os processos de organização, de produção e de montagem. Repara que, a partir do mesmo módulo, podes construir padrões diferentes, em diferentes materiais. Um exemplo de um módulo é o Azulejo, este por sua vez é uma unidade ou elemento que vai ser repetido preenchendo uma determinada área. A repetição do azulejo/módulo dá origem a um determinado padrão. Um módulo pode ser obtido ou construído com base em sub-módulos (módulos mais pequenos)



Os módulos e respectivos padrões são bidimensionais ou tridimensionais, conforme tenham duas ou três dimensões (ter ou não ter volume / medidas).



Portanto, entendemos o módulo como o elemento gerador de uma estrutura (padrão). Assim, o módulo é um elemento, natural ou artificial, que pode ser repetido de várias maneiras criando um ou vários padrões. O padrão é criado segundo uma estrutura definida pelo módulo.

PADRÃO NATURAL - é criado pela própria natureza com elementos/módulos naturais
PADRÃO ARTIFICIAL - é concebido com elementos/módulos artificiais criados pelo Homem.


UM PADRÃO RESULTA DA REPETIÇÃO DO MÓDULO NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

TRANSLAÇÃO - Resultante da deslocação repetitiva de um elemento, paralelamente a si próprio.



ROTAÇÃO - Conjunto/padrão resultante de um módulo em movimento de rotação.





SIMETRIA - Correspondência de posição, de forma, de medida, em relação a um eixo imaginário, entre os elementos de um módulo.

    


ASSIMETRIA - Conjunto que, em relação a um eixo imaginário, não apresenta características de simetria.




ALTERNÂNCIA - Resulta da distribuição alternada das cores ou de pelo menos dois módulos distintos. (ex. = Alternância com dois módulos, podia ser com o mesmo módulo, mas alterando ou invertendo as cores)

   



Existem módulos INVARIÁVEIS - São módulos que, seja qual for a sua posição, o resultado obtido com os vários tipos de repetição (excepto na alternância) é sempre igual. Exemplos.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário