segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A LETRA


Primeiros sinais
As primeiras formas de escrita consistem em conjuntos de figuras de pessoas, animais e objectos de uso diário. Estas figuras são dominadas “pictogramas” e as mais antigas que se conhecem datam de cerca de 3000 a. c..
Para ler este tipo de escrita não é imprescindível falar
a mesma língua da pessoa que fez os pictogramas. Basta reconhecer os símbolos mas também é fácil interpretar erradamente uma mensagem ou um relato.

A letra

As letras podem ser desenhadas de variadíssimas maneiras. Aos diferentes estilos dá-se a designação de tipo de letra ou fonte.


Dentro de um determinado tipo de letra pode haver uma grande variedade de letras: podem ser grandes ou pequenascorpo da letra; mais estreitas – condensadas; ou mais alongadas – expandidas.

Podem ainda ser finas, médias ou cheias.O corpo da letra deve estar de acordo com a mensagem a transmitir.

O desenho de letras que irás realizar deve ser feito com grande liberdade de expressão, sem no entanto deixares de ter em conta alguns princípios:
- a sua leitura deve ser fácil e rápida;
- a sua proporção;
- a sua forma estética;
- a adaptação ao fim a que se destina;
- a sua cor.






Para construíres as tuas letras podes utilizar o método da quadrícula. Através da quadrícula podes medir os espaços que elas ocupam, o que facilita a sua construção.
Quando pretendemos desenhar letras é necessário, antes de mais determinar a altura e largura das letras.
aspecto atraente, criativo e de fácil leitura.
Na letra, um dos factores importantes é o de conseguir um
Existem vários tipos de letra que podem ser encontrados diariamente. Podes identificá-los, por exemplo, nos jornais, revistas ou em cartazes.
A letra é um elemento fundamental na comunicação. Ela poderá surgir como elemento isolado ou de reforço de uma determinada imagem visual, devendo ser cuidadosamente explorada.

LETRA ANIMADA/DECORATIVA

TRABALHO REALIZADO POR:  Marta Delgado e Bruna Marujo 6ºD

Nenhum comentário:

Postar um comentário