domingo, 4 de outubro de 2009

CONTEÚDOS / APRENDIZAGENS

A natureza da disciplina e dos caminhos pelos quais se fazem as aprendizagens que ela propõe, conduziram a uma organização não sequencial dos Conteúdos e das Áreas de Exploração ou dos assuntos tratados nas unidades de trabalho. Desenvolvem-se conhecimentos que, tal como as capacidades, se vão alargando e aprofundando pela sua própria aplicação. Procura-se então articular diversas aprendizagens num saber concebido como um todo, em que o raciocinar sobre os fenómenos observados ou as operações executadas é indissociável dessa observação e dessa acção.

COMUNICAÇÃO

§ Problemática do sentido

§ Codificações

§ Imagem na Comunicação

ESPAÇO

§ Organização do espaço

§ Relatividade da posição dos objectos no espaço

ESTRUTURA

§ Estrutura das formas

§ Estrutura dos materiais

FORMA

§ Elementos da forma

§ Relação entre as formas e os factores condicionantes

§ Valor estético da forma

GEOMETRIA

§ Formas e estruturas geométricas no envolvimento

§ Formas e relações geométricas puras

§ Operações constantes na resolução de diferentes problemas:

- traçado de paralelas e perpendiculares

- construção de rectângulos

- divisão de segmento de recta em partes iguais

- divisão da circunferência em 2,3, 4 e 6 partes iguais

LUZ/COR

§ Natureza da cor

§ A cor no envolvimento

§ Simbologia da cor

MATERIAL

§ Origem e propriedades

§ Impacte ambiental

MEDIDA

§ Métodos de medição

§ Unidades de medida

§ Instrumentos de medição

MATERIAL

§ Origem e propriedades

§ Impacte ambiental

TRABALHO

§ Relação técnicas/materiais

§ Higiene e segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário